top of page

QUEM SOMOS

A ALIANÇA é uma organização religiosa sem fins lucrativos, e que tem por finalidades:

 

Adorar a Deus em Espírito e em Verdade, propagar o evangelho do Senhor Jesus Cristo, objetivando alcançar pessoas  para o Reino de Deus, promover princípios de fraternidade cristã entre as Igrejas Associadas, visando o crescimento das mesmas e estimular as Igrejas Associadas a cultivar o fruto do Espírito e a buscar o batismo com Espírito Santo.

 

Promover a educação cristã e as obras de ação social entre as Igrejas Associadas no Brasil e no exterior;

Associar e representar as Igrejas Evangélicas Congregacionais filiadas, conforme suas doutrinas expressas no Artigo 6º do seu Estatuto;

Administrar seu patrimônio.

DOUTRINAS

As doutrina aceitas pela AIECB, como princípios de fé, têm como fundamento a ESCRITURA SAGRADA do antigo testamento e do novo testamento, que é a nossa regra de fé e prática, e que são também a base de nossa pregação.

NOSSA HISTÓRIA

No dia 07 do mês de outubro de 1967, na Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro, sob a presidência do Pastor Nilson da Silva Ferreira, estando reunidos os representantes das I.E.C. de Niterói, Mutuapira, Itaboraí, Nova Cidade, Porto do Rosa, Volta Redonda, Ramos, Campo Grande, Campinho, Parada de Lucas, Engenho de Dentro e Parque das Palmeiras.

 

Depois que reuniram-se pela terceira vez para estudar e dar forma a uma organização que unificasse e orientasse as Igrejas que haviam sido despertadas pelo Espírito Santo na obra do reavivamento.

 

Crendo piamente no batismo do Espírito Santo, nos Dons Espirituais, conforme I Coríntios capítulo 12, na segunda vinda de Cristo e na trasladação dos Santos no arrebatamento da Igreja, surge A ALIANÇA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS INDEPENDENTES DA GUANABARA E ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

 

A primeira reunião ocorreu aos 23 dias do mês de setembro de 1967, na I.E.C. na Tijuca, e a segunda aos 30 de setembro do mesmo ano, na I.E.C. em Campinho, esta culminando por marcar a terceira para a eleição da diretoria, que assim, foi formada: Presidente Pr. Elmir de Oliveira Lemos; Vice-presidente Pr. Nilson da Silva Ferreira; 1º Secretário Pr. Luiz Francisco Rodrigues; 2º Secretário Pr. Oséas Teixeira dos Santos; 1º Tesoureiro Pb. Severino Vilasando de Lima; 2º Tesoureiro Pb. Dinpino Lessa Marins e Procurador Pr. Bernardo Monteiro da Silva Júnior.

Nesse movimento de derramar de poder e mover do Espírito Santo, os irmãos foram denominados, naquela época, OS CONGREGACIONAIS DO REAVIVAMENTO.

Aos 12 de Abril de 1974, conforme a decisão em Assembléia Geral na Cidade de Niterói - RJ (...), organiza-se e constitui no Brasil uma Denominação Evangélica Congregacional Independente, continuação do Congregacionalismo histórico, ramo universal da Igreja de Jesus Cristo, que sucedeu a Aliança Missionária das Igrejas Evangélicas, e que, originariamente separou-se da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB).

A denominação assim constituída toma o nome de ALIANÇA DE IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS BRASILEIRAS, designada no seu Estatuto, simplesmente por “AIECB”.

AIECB CONSTRUINDO NOSSO FUTURO

arte arca222.gif
bottom of page