Em 2014 nossas igrejas estarão compostas por DUAS REGIÕES e cada uma delas segmentadas com um nome (personagens históricos) que foram importantes para o congregacionalismo e subseqüentes para a ALIANÇA, ficando da seguinte forma:

 

 

1ª  Região – Robert Kalley

 

Robert Reid Kalley (Glasgow8 de setembro de 1809 – Edimburgo17 de janeiro de 1888) foi um médico e pastor escocês.

Em 10 de maio de 1855 chegou ao Rio de Janeiro e subiu para morar em Petrópolis, na residência do Embaixador Americano. Numa tarde de Domingo, a 19 de agosto de 1855, Kalley e sua esposa instalaram em sua residência a primeira classe de Escola Dominical, contando com cinco crianças, filhos de cidadãos americanos. Foi contada a história do profeta Jonas.

 

Ao estabelecer igrejas no Brasil, (...) introduziu, quanto à forma de governo como tinha feito na Ilha da Madeira, uma estrutura congregacionalista, onde cada igreja local é independente e autônoma.

 

2ª  Região – Sarah Kalley

 

Sarah Poulton Kalley (1825-1907) foi missionária e musicista inglesa. Era esposa de Robert Reid Kalley, juntamente a seu esposo desenvolveu ministério pioneiro no Brasil, que durou 21 anos e resultou na fundação das Igrejas Evangélicas Fluminense e Pernambucana e mais, tarde resultaria na formação da atual União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.

 

Sarah ministrou a primeira aula bíblica a cinco crianças, contando a história do profeta Jonas. Sarah pôde programar a fundação da Sociedade, e, para sua alegria, na primeira reunião, dia 11 de julho de 1871, estavam presentes onze senhoras que apoiavam a ideia. Nesse dia o estudo bíblico versou sobre: O caráter de Eva, Mãe da Raça Humana. Foi sua presidente até voltar para a Escócia. Era o início das atuais Uniões Auxiliadoras Femininas das Igrejas Evangélicas Congregacionais.

 

Posteriormente à morte do seu esposo, ocorrida em 17 de janeiro de 1888, Sarah fundou, em 1892, a missão conhecida como Help for Brazil (Auxilio para o Brasil), com o objetivo de cooperar com as igrejas originadas do trabalho de seu esposo através do envio de obreiros.

 

 

 

Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais Brasileiras

ALIANÇA DE IGREJAS EVANGÉLICAS CONGREGACIONAIS BRASILEIRAS
COMUNICAÇÃO
INFORMAÇÃO
INTEGRAÇÃO

AIECB

Rua Marli Ferreira no 851, ApoloIII São Gonçalo Rj - CEP 24727-130  -  (21) 986-521-703